Professor de matemática pode dar aula de física

A pouca quantidade de docentes disponíveis no mercado em determinadas disciplinas, como física e química, levou o Conselho Estadual de Educação (CEE) a publicar um parecer na última sexta-feira (24/03), em Diário Oficial, flexibilizando as regras de contratação de professores no estado. Agora, quem tiver licenciatura em matemática, por exemplo, poderá lecionar em física ou química, desde que faça curso de especialização. Com a mesma condição, os pedagogos estão autorizados a dar aulas de sociologia, filosofia e psicologia para alunos de ensino básico.

A mesma regra valerá para profissionais de mercado, como engenheiros e médicos, que desejem dar aulas em escolas técnicas. Eles poderão lecionar imediatamente desde que façam paralelamente cursos voltados à licenciatura. O parecer partiu de um pedido da Secretaria Estadual de Educação, mas a regra passa a valer para o município e a rede particular.

Para o presidente da Comissão Permanente de Legislação e Normas do CEE, José Antônio Teixeira, a flexibilização das normas vai prevenir a falta de professores nas salas de aula: "No caso de química, hoje a maior parte dos profissionais é absorvida pela indústria. Na física, muitos vão para a área de pesquisa, o que está reduzindo cada vez mais a oferta de professores no mercado."
 
(O Globo – 25/03/06)