Educação Integral na Cidade – Portal Aprendiz

Invalidez aposenta trabalhadores mais cedo

Aumentou em 23% os casos de aposentadoria por invalidez. É o que mostra um estudo da médica do trabalho da Universidade de Brasília (UnB), Anadergh Barbosa-Branco. A pesquisa, baseada em números da Previdência Social, mostra que foram 228.058 casos em 2004, número superior às 185.298 aposentadorias de 2003.

Entre os casos de doenças que mais antecedem a aposentadoria estão: as doenças cardíacas, as osteomusculares (problemas de coluna, de inflamação nos tendões e outros), as mentais (esquizofrenia, depressão) e os acidentes de trabalho. As doenças ostemusculares  e os acidentes de trabalho são responsáveis pelo maior número de aposentados.

A coordenadora de Benefícios para Incapacidade do INSS, Teresa Cristina Santos Maltez, explica que essa alta de 23% de um ano para o outro tem dois motivos principais. O primeiro é uma política adotada pelo instituto de aposentar os trabalhadores que já estão há muito tempo em auxílio-doença. O segundo fator está ligado à falta de tratamento adequado de doenças crônicas, como as cardíacas.