Museu do Futebol retrata história e cultura por meio do esporte

Inaugurado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP), no último dia 29 de setembro, o Museu do Futebol conta histórias de um esporte que diz respeito, direta ou indiretamente, a todos os brasileiros. Ali, os admiradores do esporte podem experimentá-lo de uma maneira educativa e nova. “Queremos dignificar o futebol, dar bom gosto a ele”, explica o curador da exposição, Leonel Kaz.

Na exposição pode-se, por exemplo, aprender que o futebol foi trazido para o Brasil em 1896 como parte das políticas de branqueamento da população, muito presentes no século XIX. Era um esporte de origem inglesa e no princípio era praticado apenas pela elite brasileira, visando comprovar a superioridade cultural dos brancos. Porém, o jogo foi assimilado pelo povo brasileiro e tornou-se uma prática popular e mestiça. “O futebol não é algo que nos foi dado, ele é algo que foi conquistado por nós”, diz Kaz.

Assim, uma visita ao Museu do Futebol possibilita o aprendizado sobre a história e a formação da cultura brasileira. Diferente da sala de aula, o museu é um espaço educativo que propicia a visita em família e o futebol desperta a conversa entre pais e filhos. Segundo Kaz, na exposição existe a intenção de que haja uma convivência de gerações. “As pessoas não se deparam mudas. O Museu do Futebol foi concebido para suscitar a palavra”, conta o curador.

O Museu do Futebol é pioneiro na área de acessibilidade. O espaço foi totalmente planejado para atender às necessidades especiais das pessoas com deficiência.

Durante a visita, portadores de deficiência visual têm acesso a materiais como o áudio-guia, que compreende um percurso sonoro da exposição com orientação e informações, além de sinalizações táteis. Sensores sonoros, relevos, cores, legendas, maquetes táteis completam a lista de materiais especiais e disponíveis existentes no museu.

Serviço:
Endereço: Praça Charles Miller, S/N, Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: inteira R$ 6, meia R$ 3